Virada Cultural

Depois de anos passando vontade, fui à Virada Cultural em São Paulo.

Talvez um dos maiores eventos culturais do Brasil, com mais de 4 milhões de pessoas comparecendo aos mais de 42 centros educacionais, às praças públicas, ao Teatro Municipal, onde mais de 800 atrações se apresentaram.

Chegamos ao Centro por volta das 20 horas, logo após o início do evento. Chegamos no Largo do Arouche onde os shows do palco de música "brega" estavam rolando.

Andamos nos calçadões, onde os transeuntes faziam suas próprias apresentações, parávamos nos mais diversos palcos, admirávamos a arquitetura belíssima do centro da cidade.

Ver aquele tanto de gente, de todas as tribos, andando pela madrugada, curtindo um som, assistindo a diversas performances, mostra como a cultura pode ser uma atração para todos.

Tinha balé, cinema, Tom Zé, Wando, Zeca Baleiro, Cordel, Museu do Futebol, a cidade toda tomada. Imaginem uma cidade do tamanho de São Paulo tomada por eventos culturais.

Mais tarde fomos ao palco em homenagem a Raul Seixas, lotado, com todos cantando "Eu vou ficaaaarrrr, ficar com certeza, Maluco Belezaaaa". :)

Incrível, no Jardim da Luz, a performance da Cie Carabosse , chamada Instalação de Fogo, que consistiu em apagar todas as luzes do parque e acender vasos e outros materiais com fogo, ao som de uma música linda tocada em um pelourinho no meio do parque. Ficamos horas lá. Essa intervenção fez parte da comemoração do Ano da França no Brasil.

No outro dia, show da Nação Zumbi na praça da República e mais uma volta no centro.

A tarde, volta para Brasília.

Em 2010, de novo na Virada.



Fotos de Luciana Figueiredo e Priscila Azul.
Depois posto as fotos e os vídeos que fiz.

1 comentários:

Laura Pantaleao dijo...

que demais, fredão! quem sabe em 2010 também estarei em sampa...