Índia

A foto acima é bastante significativa. Mostra corretores da Bolsa de Valores Mumbai comemorando uma alta de 17% de seu índice, que chegou a quase 15.000 pontos, forçando seu fechamento antecipado.

Tudo isso devido à vitória esmagadora do Partido do Congresso (INC), herdeiro da dinastia de Sonia Gandhi e Nehru ns eleições legislativas indianas deste fim de semana. O partido que, nos últimos anos, se viu impedido de realizar reformas econômicas e trabalhistas devido a alianças com partidos de esquerda, terá mais alguns anos para implementar sua agenda. A apenas 11 cadeiras da maioria absoluta, deve fazer alianças com partidos regionais e garantir quórum para as reformas tão necessárias naquele país asiático.

Laico, nacionalista e atuante no movimento independentisa, o Partido do Congresso pode ser considerado um dos maiores responsáveis pelo recente boom econômico indiano. Com bons quadros técnicos em suas fileiras, incluíndo o primeiro ministro Manmohan Singh, o primeiro líder advindo da etnia sikh, o partido está livre das amarras religiosas que tanto prejudicam o seu oposicionista, o Bharatiya Janata Party (BJP), de forte influência hindú.

A história do Partido do Congresso se assemelha muito à do PT. Depois de anos pregando bases socialistas, foi um dos grandes partidos reformista e liberalizantes da economia indiana. Investiu fortemente em educação e em escolas tecnológicas, transformando o país de Mahatma Gandhi em uma referência na formação de engenheiros e na produção de tecnologias. O Partido baseia a formulação de suas política sociais no conceito de Sarvodaya "mudança de classes" (upliftment) que estimula o investimento nas castas mais baixas da sociedade. A utilização de cotas educacionais e econômicas é recorrente na Índia. Na política externa, utilizam o não alinhamento como política primordial.

Com as reformas lideradas pelo novo governo de Singh, as chances de garantir dois dígitos de crescimento anuais crescem consideravelmente. Além disso, as políticas sociais devem ganhar novo fôlego. Como todo partido político, o INC não está livre de acusações e críticas mas, hoje, me parece, com a agenda que representa, o melhor para a Índia.
Na foto, os líderes dos BRIC´s em um encontro em Moscou. Da esquerda para a direita: Singh, primeiro ministro indiano (o turbante caracteriza a etnia sikh), Medvedev, presidente russo, Jintao, presidente chinês e Lula.

Fotos: FP e Kremlin Images

0 comentários: