Rubem Dantas




Ontem fui a um show.

Há alguns dias a minha amiga Cabral enviou-me um email com uma dica de um show que haveria em Madri, de um percusionista brasileiro muito conhecido aqui na Espanha, que foi um dos responsáveis pela última modernizada que o flamenco teve, ao introduzir arranjos percussivos no estilo espanhol.

Seu talento me impressionou.

O espetáculo foi um dos grandes exemplos do que um grande maestro, miscigenante como Fela Kuti, podem fazer.

Uma banda formada por 8 pessoas: um trio de metais composto por um sueco, um venezuelano e um francês, um percussionista e um violinista espanhóis, um tecladista alemao, ele, na percussao, brasileiro e um baixista panamenho.




De repente, em clima festivo, foram se juntando famosos músicos marroquinos, indianos, argentinos, nigerianos, com seus respectivos instrumentos nacionais. Todos juntos.

Ora instrumental, ora com cantores convidados, ora com vocal do próprio Rubem Dantas.

Teve até Armandinho, filho de Armandinho, criador do trio elétrico junto a Dodô e Osmar.

Nas últimas músicas haviam 23 músicos no palco. Imaginem o quanto fiquei impressionado.

Cada um com seu instrumento, fazendo um som com uma mensagem universal, uma linguagem universal.

A linguagem da riqueza da diversidade.

E todos dançaram. Muito.

Site: www.rubemdantas.com