RATM - Renegades of Funk

Originalmente composta por Afrikaa Bambaataa, a música Renegades of Funk é um marco dentro da mistura entre música e os movimento pela consolidação dos direitos civis nos EUA.

Fala dos heróis, os renegados da história, inclusive os do funk e sua luta para fazer sua música ser ouvida até mesmo pelos negros e fazer da mesma um instrumento de luta e contestação, assim como o hip-hop o é hoje em dia, nas periferas do mundo todo. Faz-se também uma ligação entre vários renegados e sua época, sua luta.

Em 2000, a banda Rage Against the Machine fez sua versão da música, lançada em um sigle homônimo.

"Diferentemente de outras canções, onde basicamente utlizamos apenas uma folha de papel e uma música escrita para a mesma, tivemos muito trabalho. Conseguimos fazer a original, toda cortada, durar 12 minutos. A versão final ficou menor, mas depois de muito trabalho. Era uma música de break dance. Você a toca e, de repente, depois do coro, ela muda radicalmente. Foi uma experiência única, um arranjo único, o mais difícil de todos. A música que o RATM trabalhou mais arduamente. E deu certo", diz Tom Morello, guitarrista da banda.

E como deu. Ficou semanas no topo das paradas de Radio & Records Alternative and Active Rock.

E o vídeo, recomendadíssimo!

"'Renegades are the people with their own philosophies
They're the people who make history
Everyday people like you and me"

"There was a time when our music
Was something called the Bay Street beat
People would gather from all around
To get down to the big sound
You had to be a renegade in those days
To take a man to the dance floor"

0 comentários: