Saiu na Folha!

Palmas ao grande Cai Mingchao!
Ah, se todo mundo agisse da mesma maneira contra esses crimes.

Que o Sr. Pierre Berge faça bom uso das peças que não lhe pertencem.
E que só ele verá.

Compartilhar não deve ser um verbo constante no vocabulário dessa gente!

Colecionador chinês faz oferta falsa e sabota venda de peças pilhadas da China

China Daily/Reuters

Cai Mingchao, que sabotou o leilão de obras saqueadas

DA REDAÇÃO

O colecionador de arte chinês Cai Mingchao se identificou ontem como o comprador de duas estátuas de bronze originalmente saqueadas na China pelos Exércitos francês e britânico ao final da Segunda Guerra do Ópio (1856-60). As peças foram vendidas na semana passada em leilão de objetos de arte pertencentes ao estilista Yves Saint Laurent (1936-2008).
O objetivo da "compra", no entanto, era sabotar o leilão. Cai declarou que não pagará os cerca de R$ 86 milhões oferecidos por ele pelas peças -representando um rato e um coelho-, em protesto contra o saque realizado há quase 150 anos e considerado pelos chineses uma humilhação nacional.
As guerras do ópio foram declaradas pela Grã-Bretanha, no século 19, para forçar a China a comprar a droga, trazida da Índia por comerciantes britânicos. Em 1860, tropas daquele país e da França chegaram até o Antigo Palácio de Verão, residência do imperador chinês -que fugira, evitando a captura. Os europeus então saquearam o local, além de atearem fogo à construção.
"Quero ressaltar que esse dinheiro não pode ser pago", afirmou o colecionador. "Qualquer chinês faria o mesmo se pudesse. Fiz apenas a minha obrigação."
O governo chinês, por sua vez, declarou não ter nenhuma participação na iniciativa de Cai, embora houvesse antes protestado contra o leilão.
O viúvo de Yves Saint Laurent, Pierre Berge, havia declarado antes do evento que devolveria as estátuas se a China se dispusesse a permitir a volta do líder espiritual dalai-lama ao Tibete.
"Eles [o governo chinês] não conseguiram reaver as peças, e por isso, creio, devem ter pressionado um comprador individual", especulou Berge.
Segundo ele, com o não-pagamento, as peças devem continuar em sua residência. "Vou mantê-las lá em casa."

1 comentários:

Laura Pantaleao dijo...

mandou bem! tomara que inspire mais ações assim. boicote é uma arma poderosa contra qualquer pilantragem...