Deu no El País


Bill Gates e Michal Bloomberg juntos na luta antitabagista


Como ando acreditando cada dia mais na atuação de fundos privados para o desenvolvimento, como o administrado por Bill Gates e sua esposa, trago aqui a primeira grande aparição do fundador da Microsoft após sua saída da mesma.

Junto com o prefeito de Nova York Michael Bloomberg, Gates lançou uma campanha contra o tabagismo destinada a países em desenvolvimento de cerca de 500 milhões de dólares. Hábito esse que mata cerca de 5 milhões de pessoas, mais do que a AIDS, a malária e a tuberculose juntas. O projeto financiará iniciativas de apoio a quem deseja parar de fumar, proibir anúncios publicitários, proteger os não fumadores da exposição contra o cigarro, entre outras.

Sendo um problema de saúde pública, a iniciativa é muito bem vinda.

Inspirada na idéia das cidades sem fumo, que começou em Nova York e já espalhou para diversos países, a idéia é financiar projetos semelhantes em países em desenvolvimento, livrando-os dos custos econômicos e sociais que a epidemia de tabaco traz. Dinheiro e esforços esses que poderiam estar focados em coisas mais importantes do que nesses custos facilmente evitáveis.


Matéria completa, clique aqui.

6 comentários:

Thobias dijo...

Deixa eu fumar sossegado!

Frederico dijo...

pode fumar.

contanto que não tenha que pagar seu tratamento e vc não fume do meu lado hehe

Laura Pantaleao dijo...

vamos combinar uma coisa, frederico paiva? eu não fumo mais e você nunca mais come no mcdonalds. assim vc não paga o meu tratamento de câncer e eu não pago a desobstrução das suas artérias! ;)

Frederico dijo...

se eu comesse todo dia no mcdonald´s, afetasse quem estivesse ao meu lado enquanto comia e ficasse viciado ao ponto de ter que comer lá a cada 30 minutos aí sim eu fazia esse trato com você.

;)

Frederico dijo...

e, para piorar, fumar também obstrui artérias.

Laura Pantaleao dijo...

touché! :P