A história sendo escrita



A passagem do pré-candidato democrata à presidência dos EUA Barack Obama por Berlim, onde fez um discurso para mais de 200 mil pessoas, é daqueles tipos de evento onde eu, apaixonado convicto, boto minha cara a tapa e reconheço a importância do mesmo para a grande história desse universalmente minúsculo planeta.

Ver um grande líder falar em "construir pontes e derrubar muros" em um local onde um muro marcava um mundo dividido é deveras significativo.

Obama falou de tudo o que realmente interessa: comércio, paz, fortalecimento e reforma de instituições multilaterais, energia, meio ambiente. Falou, no coração da Europa, que os europeus precisam fazer mais, tanto em questões de segurança quanto econômicas, ou seja, demonstrou que a cooperacão é essencial. A Europa, tão acostumada a acusar os EUA pelos vários problemas que o mundo tem hoje, ouviu que também precisa participar. Nada mais animador já que ele foi saudado como herói...e disse a verdade, nem sempre boa de se escutar.

Reunir 200 mil pessoas na coluna da Vitória não é pouca coisa. Reacendeu velhos ideias americanos e europeus, dividiu responsabilidades, mostrou a que veio. Se ele vai virar a casaca? Não sei. Se ele vai ser apenas mais um na política americana? Não sei. Só sei que esse negro, filho de pai mulçulmano, neto de quênianos, educado em madrassas indonésias, de sobrenome Hussein é o mais significativo produto da capacidade e da possibilidade que a democracia possui de oferecer opções.

Estamos vivendo um momento histórico. Essa é a minha singela opinião.

"Todos estão céticos com o processo político. A liderança parece ter perdido substância. A política parece ser mais um negócio que um missão. Sinto que as pessoas acreditam que o poder sempre triunfa sobre os princípios. Mas, ao mesmo tempo, acredito piamente que estamos todos conectados de alguma maneira."

Obama, 2004

Discurso histórico em Berlim. Clique aqui.

Recomendo um discurso que Obama fez na convenção democrata de 2004. Visionário e pacificador. Clique aqui.

Vídeo de sua campanha ao senado de 2004. Clique aqui.

0 comentários: