O verdadeiro rei do pop

Michael Jackson morreu e, como sou seu fã, fiquei triste.

Um artista incrível. Começou na década de 70, sucesso estrondoso até sua morte. Autor do álbum mais vendido até hoje, Thriller, com cerca de 104 milhões de cópias vendidas.

Michael Jckson, aclamado como Rei do Pop, merecia tal título?

Eu, definitivamente, acho que não.

Para mim, títulos de Rei ou Rainha são tão insignificantes como a existência de monarquias em pleno século 21. Mas, já que o "maior" em sua área de atuação é denominado "o rei", aqui vai minha humilde opinião.

Rei é quem muda comportamentos de uma geração, influencia culturas e traz consigo um legado musical e comportamental. Michal Jackson tinha um legado musical mas não teve nada além disso. Era um exímio artista, nada mais.

Elvis, sim, é o Rei do Pop. Requebrou pela primeira vez na década de 50, chocando toda uma nação, fazendo uma revolução comportamental em todos os rincões do mundo onde sua dança e sua música chegaram. Raulzito, já criança, imitava Elvis em bailes de Salvador. E nem havia a conectividade que há hoje, os meios de comunicação fluíndo como temos hoje. O rock de Elvis e de seus antecessores teve influência até na liberação sexual, consolidada com a invenção da pílula anticoncepcional em 1960. Esses caras mudaram a vida de nossos pais, a minha, a sua, e a de seus netos. Escandalizaram os conservadores, os caretas.

Elvis vendeu mais discos, fez mais filmes, teve mais topos de Billboard, teve mais músicas executadas, tudo foi maior. Exceto o título de disco mais vendido da história.

As épocas são diferentes, concordo. Mas Elvis mudou o mundo...e MJ não.

Para se ter noção do tamanho do mito, na Wikipédia pode-se encontrar, em português, uma página inteira só de recordes do Rei do Rock...e do Pop. Clique aqui.

Uma pitada: "Em 1973 Elvis realizou um especial de televisão, que marcou a história das telecomunicações, chamado de Aloha From Hawaii, sendo transmitido por Satélite para mais de 40 países. Para se ter uma idéia, na Coréia e em Hong Kong, a audiência foi de 70%, e nas Filipinas, foi de incríveis 90%. Mais de um bilhão e meio de espectadores assistiram ao show no mundo inteiro. Nos Estados Unidos, gerou-se tantos espectadores que, ainda hoje detêm a maior audiência americana, com mais de 50% das televisões sintonizadas no especial. A ida do homem à Lua era até então o maior sucesso de audiência, sendo quebrado por Elvis Presley."

E isso em 1973.

Quem vendeu 2 bilhões de discos no mundo todo não pode ser plebeu, minha gente!

1 comentários:

mari esteves dijo...

de vez em quando você é sensato!rsrsr