O período composto e o professor!


Em boa parte da minha vida escolar fui aluno da Escola da Comunidade Dr. José Ferreira, em Uberaba. Escola boa, de bons professores e de formação social intocável.

Aprendi muito, despertei vocações.

As aulas de geografia eram fantásticas, onde aconteciam coisas boas. Nelas tentava entender o mundo pelo mapa mundi que a Professora Célia levava para a aula e colocava no quadro negro. Achava genial ela fazer aquilo. Eu ficava com o mundo na frente durante 3 horas por semana, 12 por mês, 120 por ano. 

Não há como isso não despertar curiosidade.

Devo à Professora Célia Campos a minha vontade de entender as Relações Internacionais.

Lembro de entrar na escola todos os dias e ler, escrito na parede, em letras garrafais "por mais ásperos tortuosos que sejam os caminhos até as estrelas, um dia, certamente, lá chegaremos."

E devo ao Professor Danival o meu gosto pelo português, apesar de ter tido apenas uma aula com ele durante toda a minha vida escolar, sobre período composto, a arte, na minha opinião, de juntar diferentes idéias e articulá-las com certa qualidade comunicativa, uma idéia acabada, em apenas um período.

Lembro-me como se fosse hoje ele falando da importância do período composto. E nunca esqueci.

Anos se passaram e recebo esse email do Prof. Danival:

"Por outro lado, precisamos da sua ajuda com vistas a obter traduzidos em língua portuguesa os estatutos da sua ONG e de outras que possam nos servir ao propósito de no grêmio estudantil do colégio ultrapassarmos os muros do colégio e constituirmos legalmente a condição de alunos, funcionários, professores e pais de alunos poderem atuar na comunidade, sobretudo a periférica de Uberaba, nas questões relativas a saúde, habitação, educação, lazer, diversão e arte, dentre outras coisas, num processo em que os problemas da comunidade passam, em sua solução, pela participação de todos os membros da comunidade escolar sem a preocupação senão a de promover a cidadania sem, no ambiente escolar, adotar as braçadeiras partidárias, mas adotando os elementos de consenso que permite aglutinar todos naquilo em que todos nós concordamos evitando a dispersão que questiúnculas possam nos dispersar."

Apenas um ponto final. E as idéias bem articuladas. Bonito, não?

Obrigado, Escola Dr. José Ferreira.

Fica aqui a minha homenagem, estendida a todos os professores que tive na vida. 
Nobre profissão!

0 comentários: