Viagem a Cingapura

Duas coisas para se fazer em Cingapura: aproveitar a hospitalidade das pessoas e seguir as regras. Se você fizer isso, terá os melhores dias da sua vida.

Essas foram as palavras do taxista que me pegou no aeroporto de Cingapura. Bom, exageros a parte, pode apostar que ele chegou bem perto.

Cingapura é uma ex-colônia inglesa situada num ponto privilegiado do planeta, entre o Índico e o Pacífico, o que a transformou numa rota comercial bastante lucrativa.

Com uma heterogeneidade incrível e uma coexistência pacífica entre etnias distintas como chineses (80% da população), malaios (5%) e descendentes dos povos hindus e mulçulmanos do sub-continente indiano. É muito interessante ver um templo hindu no meio de Chinatown. Dizem que o bairro de Little Índia é igual a Calcutá.

A pujança econômica da cidade assusta, arranhas-céu, carrões, telões, imensos shopping centers, todo mundo falando ao celular. Mas ao contrário do que diz um amigo meu que foi ao Japão, aqui as ruas não são silenciosas. É a presença de tantas etnias que faz Cingapura pulsar. É o cheiro de incenso em todos os cantos, é o empreendedorismo, a diversidade religiosa. E olha que também há muitos ocidentais.

Me parece um pais preparado para o mundo, para uma crescente globalização.

Com leis duras, ninguém me pareceu reprimido, me dando a sensação de que os lugares públicos são respeitados simplesmente por serem públicos. Não encontrei quase nenhuma sujeira, nenhum cocô de cachorro e nenhuma guimba de cigarro no chão. Dá pra ver que é possível as pessoas não sujarem os lugares públicos.

Uma viagem altamente recomendável para quem gosta de diversidade. E outra: a Ásia é que é realmente uma experiência cultural chocante. Sentar nos três primeiros restaurantes em uma viagem e tudo o que se pede não se conseguir comer é diferente de tudo o que já vivi. Quase nada aqui é igual aí.

Mais 5 dias de Cingapura. Postarei mais curiosidades depois.





4 comentários:

mari esteves dijo...

querendo ouvir mais.....

Amarela dijo...

feliz por vc.

Pedro Senra dijo...

ducarai Fredão!!!
Posta mais ai!!!!!
abs patão!!!!

Unknown dijo...

meu amigo fredao!!
encantada com seu blog viu!!
nunca desita dele..
gosto das suas palavras!
bjo gde!!
Lorena