Coisas boas de Madrid

Uma das melhores coisas de Madrid é, sem dúvida, o sistema de transporte.

E, de todos os meios, o mais impressionante é o metrô, que foi fundado em 1919, pelo rei Alfonso XII e, na década de 1930, com a Guerra Civil Espanhola, suas estações foram transformadas em abrigos aéreos. Na década de 70 recebeu massivos investimentos por causa do aumento vertiginoso da população urbana e ainda mais depois da entrada do país na União Européia, quando começou a receber recursos advindos dos fundos europeus para a infra-estrutura. É interessante andar pelas estações, várias delas novas, e perceber o tanto que esse país desenvolveu nos últimos anos.

O metrô possui 12 linhas (o de São Paulo, cidade 6 vezes maior possui 5) e além delas existe um sistema de ônibus respeitável, que não enche as ruas, um sistema de metrô de superfície nos bairros novos e os trens suburbanos, chamados de Cercanías, que é uma espécie de metrô mais veloz e com menos estações.

Além disso, o preço é muito bom. Paga-se o mesmo preço do de São Paulo, ou seja, 1 euro. E, além disso existem passes para todos os gostos, reduzindo o custo em mais de 40% e integrando todos os meios.

Assim, pode-se ir do centro ao aeroporto em 20 minutos. E olha que o aeroporto fica em Barajas, uma cidadezinha nas redondezas de Madrid.

Uma cidade que tem um bom sistema de transporte tem cidadãos mais felizes e posso dizer que aprendi isso em Madrid.

Ainda não está seguro se locomover com bicicletas...mas mudar isso já está nos planos do poder público.

Abaixo, o novo comercial do Metro de Madrid.

0 comentários: