Eleições Presidenciais - Fevereiro de 2009


Sérgio Guerra, presidente do PSDB, já avisou aos pretendentes ao posto de candidato tucano às eleições de 2009 de que se não houver acordo o partido vai às prévias. 

Eu, decididamente, não acredito. Apesar de achar que é uma ótima idéia, principalmente se for feita nos moldes americanos, com tempo para discussão de propostas, de botar a cara a tapa.

E o PMDB? Incrível como a força do partido não se traduz em um projeto de país a longo prazo. Se querem cargo, muitos cargos, lancem um líder, alguém que possa agregar e transformar essa força e essa forte penetração peemedebista em todos os cantos do país em uma agenda saudável para o país. É uma visão de curtíssimo prazo. Insisto nesse ponto por acreditar que o PMDB pode sim fazer a diferença no longo processo de maturação democrática brasileira.

E o Aécio? Eu ainda acho possível a sua viabilização. Falta-lhe mostrar-se mais. Dizer a que veio. Falar mais de política econômica, de política externa, dizer com quem anda. Falta conquistar corações e mentes, e a internet pode ser uma ferramenta importantíssima para tal.

A Dilma? Cavalga na onda do PAC e da vontade de Lula de fazer seu sucessor, ou não. Acredito que ela possa ter luz própria se unir o PT e, de novo, fazer o que Michele Bachelet fez no Chile: mostrar ter pulso para governar um país machista. Lula, no plano federal, transferirá votos. Resta saber a força da oposição, da vontade de mudar depois de 8 anos de PT.

Palpite: Se a reeleição cair e o mandato executivo for estendido para 5 anos, projeto em discussão na Câmara, de autoria do petista João Paulo Cunha, com fortes possibilidades de aprovação, em acordo amplo entre oposição e situação, Aécio pode ir de vice do Serra, num acordo que dê ao mineiro a chapa nas eleições de 2014. É a teoria da fila na presidência. Resta saber se Aécio aceitaria tamanha "certeza". A hora dele é agora.

1 comentários:

Thobias dijo...

Gostei dessa foto do Aécio. Isso era na época das Neves? Será? Até que ele não denunciava não. Fingia que era menino bão e pssava em Branco. Quanto ao PMDB, o Aécio está Cheirando esse partido, mas acho que a Nóia maior será quando o Serra-Serrador resolver sacudir o Pó da careca. Tudo é uma Conexão, mas o link pode se quebrar assim como um Prato que não siga os altos padrões de qualidade Duralex. Viva Aécio, o Reizinho do Pão de Queijo.