Mulheres no comando

Depois de tomar posse no cargo de primeiro-ministro, José Luiz Rodrigues Zapatero, o chefe de governo espanhol, tomou uma decisão carregada de simbolísmos em um país abertamente machista, com taxas altíssimas de violência contra a mulher.

Nomeou 9 mulheres e 8 homens para os cargos ministeriais de seu governo, num ato bastante criticado e discutido por todos os meios de comunicação espanhóis. Uns criticam dizendo que o gênero foi colocado acima da competência e outros elogiam dizendo que foi um ato corajoso.

O importante, na minha opinião, é a mescla. Todas elas já provaram ser líderes em seus campos de atuação e preparadas para o cargo. E, além do mais, acho que é muito importante inserir as mulheres em postos os mais diversos, num processo de empoderamento de gênero muito importante, que já devia ter sido feito há mais tempo.

Agora, outro ponto forte de discórdia é a nomeação da Ministra da Defesa. Mulher, grávida e com histórico nacionalista catalão bastante reconhecido e questionado pelos espanhóis. Uns se deleitaram vendo ela tomar posse hoje e dizendo:

- ¡Viva España! ¡Viva el Rey!

Outros ficaram estupefatos ao verem uma "inimiga" tomar conta das armas nacionais.

Foto do primeiro-ministro com as ministras:

Vídeo da Ministra da Defesa, Carme Chácon, grávida de 7 meses, tomando posse no cargo.


Parabéns Zapatero.

Uma boa oportunidade para os espanhóis perceberem que nacionalismos e machismos não levam a nada.

1 comentários:

tiago pantaleão dijo...

sei lá meu...
esse negócio de dar muito espaço pra mulher tá errado...

huahuahuahuahuahuhauhauha

depois não reclama ;)