Até na Espanha



Hoje assisti a corrida de Mônaco e, no final, Barrichelo, depois de uma corrida cheia de acidentes e abandonos, conquistou 1 ponto suado, depois de um ano e meio sem marcar.

Depois da linha de chegada, o narrador, entusiasmadíssimo, vibra com o "sucesso" de Barrichelo:

- Sonen las trombetas, los cannones, fiesta, fiesta, después de mucho tiempo Barrichelo gana 1 punto. Debe estar tan feliz cuanto el ganador, Lewis Hamilton.

Até aqui zoam o cara. ;)

Madrid y Universidad Complutense







Dados

Lendo sobre possibilidade de negócios em países em desenvolvimento, comecei a procurar dados acerca de um conceito denominado "capital morto" por um grande autor do desenvolvimento, chamado Hernando de Soto.

"Capital morto" consiste em propriedades não regularizadas em países pobres, que poderiam ser usadas para conseguir um crédito, vender para conseguir um capital, entre outras coisas que se pode fazer com uma propriedade registrada. Ou seja, você tem o capital mas não o possui nem pode fazer nada com ele.

Números:
Na África contabiliza-se 1 trilhão de dólares em capital morto (3 vezes o PIB de todo o continente).
No mundo todo contabiliza-se 9 trilhões.

Tudo isso porque não existe um mísero sistema de registro de direitos de propriedade nesses países.

Imagina toda essa grana sendo usada para produzir.

Embaçado, não?

Fonte: Hernando de Soto, The mystery of capital: why capitalism triumphs in the West and fails everywhere else (New York: Basic Books, 2000), 35-7

Rodolfo Chikilicuatre

Todos os anos, desde meados da década de 1960, um festival de música inter-países, chamado Eurovision, é realizado na Europa.

Todos os países indicam seus representantes depois de acirrada disputa pela TV, onde os telespectadores participam da escolha de seu artista preferido.

Esse ano, depois de muita polêmica e gritos dos puristas, a Espanha elegeu a Rodolfo Chikilicuatre, criação do ator David Fernandéz, que concorreu com a música Baila el Chiki-Chiki.

Até agora é a música mais acessada no site do Eurovision, fazendo com que os espanhóis tenham fé novamente em seu participante, muito carismático, um personagem. Está em vários programas de TV, falado por todos, cantado pelas crianças...etc!

Com o aumento do número de membros na União Européia também aumentou o número de concorrentes a esse que é o maior evento cultural paneuropeu, aproximando as diferentes nacionalidades e culturas. Um bom exemplo de convivência vecinal.

O festival é bem "água-com açúcar" e, convenhamos, de gosto duvidoso e, mesmo assim, a Espanha não consegue ganhar com seu flamenco nem com outras tentativas mais ao "gosto" do festival.

Dessa vez vão tentar ganhar com um personagem que tem um topete enorme, uma guitarra de brinquedo e um sotaque argentino postiço.

Uma atitude meio "vamos mandar o mais piada porque gostamos". E não é que pode dar certo?

Bem que poderia haver um festival desse na América, não?

Podem falar mal, mas que isso une os países e é gostoso torcer por seu representante isso é.

Eu vou torcer pela Espanha.

Abaixo o vídeo de Rodolfo Chikilicuatre e seu "Baila el Chiki Chiki".

Uma figura!