Racismo

A questão da imigração na Espanha também é muito delicada, com acontecimentos que acirram, e muito, os ânimos. Um desses aconteceu semana passada, quando uma jovem equatoriana de 22 anos foi agredida dentro de um trem em Barcelona e as câmeras de vigilância do mesmo flagrou os chutes e socos que o jovem espanhol aplicou na jovem, enquanto a xingava e pedia pra que voltasse para seu país de origem.

A questão tomou conta dos jornais, da TV, das mesas redondas, das salas de aula...

Claro que as discussoes chegaram em um nível insuportável de exploração do caso por parte da mídia mas, no geral, gostei muito da reaçao da maioria dos espanhóis e da imprensa séria que condenou veementemente os ataques. Nos debates televisivos havia apenas um consenso, de que se tratou de algo brutal. O que não quer dizer que a Espanha seja um país consensual no que diz respeito à imigração.

Nenhum político de extrema direita pra cumprimentar o agressor, como se veria em outros países.

Abaixo o vídeo da agressão, que foi repetido exaustivamente por aqui.


6 comentários:

Sandro Almeida Santos dijo...

Una patada en la cara!!!

Que isso hein fredão. que filho da puta.
Tomara que não passe nenhum idiota desses perto de voce por ai. E se passar, mete a porrada nele!!

Laura Pantaleao dijo...

putz, que cena forte!!!
imagino como a mídia deve ter explorado isso... mas por mais que a mídia seja escrota em grande parte do tempo, numa situação dessas ela acaba cumprindo o papel de levantar uma discussao que é importantíssima, pois se trata de uma questao verdadeira e atual, que atinge a todos que vivem numa mesma comunidade - os que sao "autenticamente" espanhois (como se isso existisse... como se as fronteiras geográficas devessem realmente delimitar identidades e a convivência entre individuos) e os que sao "de fora".
o debate e o questionamento devem existir sempre! pra nao se cometer os mesmos erros do passado e novos erros gerados por novos momentos da história que estamos traçando neste planeta...

tiago pantaleão dijo...

esses caras tem é que apanhar!
hauhauhauhauha
a reação, na mesma moeda, é válida? acho que não.
o problema é que esse aí merece mesmo é umas boas bolachas, covarde filho da puta.
o pobre do menino argentino (tinha que ser!rsrs) que aparece ali no canto, estático, está agora ameaçado pelos latin kings pq medrou e não ajudou a menina.

...essa europa é mesmo uma bagunça ;)

Marcela dijo...

Fredones, que legal sua viagem!!!

Que video é esse hein....Assim vemos que os idiotas não estão só no Brasil...tem filho da piii no mundo todo!

Desejo toda sorte do mundo a vc!!

Bjos

Thobias dijo...

Só uma pergunta: por que aquele mané sentado a meio metro de distância não fez absolutamente nada? É, às vezes é melhor não se envolver em problemas dos outros. É isso. Exemplo fino de como é pensar de acordo com a civilização. O que é privado, é privado, se não me toca, não posso fazer nada. Deve ser isso. Cagão!!!

Unknown dijo...

Dimas,

por enquanto, passando só pra deixar um oizinho (diretamente da capital portenha). Que bom que você fez o blog, assim poderemos viver um pouquinho com você aí também! ;)

Beijos
Lu